O acesso diário que você faz aos sistemas que utiliza possui informações confidenciais e justamente por isso é necessário digitar uma senha de acesso. Se várias pessoas acessam um único sistema, como por exemplo, para emissão do Documento Fiscal Eletrônico, é necessário que cada uma tenha sua própria senha. Ok, tudo caminha bem até que, certo dia ao logar você recebe um alerta de segurança! O que aconteceu? Vamos entender melhor ao longo desse artigo.

No universo digital, uma senha faz parte do processo de autenticidade de um usuário para acessar determinada informação.

Se analisarmos as propriedades de segurança da informação (Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade), uma senha se enquadra no quesito Confidencialidade.

O processo de confidencialidade consiste em que a informação só pode ser acessada por usuários autorizados. Por isso, a importância de cada usuário ter sua própria senha.

A realização de troca de senhas em períodos pré-determinados também é um bom requisito para mantermos uma senha segura.

Nas soluções Ophos o prazo de validade do usuário é de 1 (um) ano, a contar da data que ele iniciou o acesso. Veja os recursos disponíveis para atualizar ou criar um novo usuário, alterar a senha e criar permissões para o usuário:

Atualize o usuário

Para Atualizar ou Criar um novo usuário nas soluções Ophos é muito simples! Acesse o endereço do site corporativo www.ophos.com.br, clique no menu ‘Acesso Restrito’, insira o mesmo login e senha utilizados no emissor e em seguida, clique no menu ‘Segurança’, depois em ‘Usuário’. Na coluna ‘Operações’ clique no botão ‘Editar’ (do usuário que será alterado), no campo ‘Data de bloqueio’ altere a data para um ano a frente ou mais. Depois clique no botão ‘Salvar’.

Confira as imagens passo a passo:

Para alterar a senha

Para alterar a senha acesse o endereço do site corporativo www.ophos.com.br clique no menu ‘Acesso Restrito’, insira o mesmo login e senha utilizados no emissor e em seguida, clique no menu ‘Segurança’ e depois em ‘Troca de senha’. Coloque a senha antiga, a nova senha e confirme. Depois é só salvar. É mais fácil e simples do que você imagina!

Confira as imagens passo a passo:

Várias pessoas precisam acessar a solução? Crie um usuário para cada.

Para criar um novo usuário acesse o endereço do site corporativo www.ophos.com.br clique no menu ‘Acesso Restrito’, insira o mesmo login e senha utilizados no emissor e em seguida, clique no menu ‘Segurança’, depois em ‘Usuário’. Aparecerá a opção ‘Criar novo registro’, preencha as informações de ‘Nome, Login, Senha’, verifique quais ambientes o operador terá acesso, e preencha os campos com ‘e-mail e ‘data de bloqueio’.

Criando permissões para um usuário

No menu ‘Permissões por aplicação’ crie um novo registro. Selecione a aplicação a qual o operador terá acesso, por exemplo, “Painel de Controle” (este é o site da central), irá aparecer quais permissões o operador terá acesso, por exemplo, “Minhas faturas” e associe ao usuário.

Selecionado as aplicações e as permissões clique em salvar.

Na guia ‘Empresas’ selecione qual empresa o operador terá acesso. A guia impressão é usada somente quando o cliente tem acesso à aplicação de impressão em específico. Em parâmetros insira o login do usuário (é obrigatório que o login tenha até 20 (vinte) caracteres).

Clique em salvar, pronto seu usuário foi criado.

Confira as imagens passo a passo: