Ao longo deste artigo você encontrará informações de como utilizar o recurso de IMPORTAÇÃO DO XML da NF-e para preenchimento automático dos campos da solução Ophos.CT-e. Ao utilizá-lo, a maioria dos campos do documento será preenchida automaticamente utilizando as informações contidas no XML da Nota Fiscal Eletrônica. É tudo muito fácil, prático e claro, irá otimizar o seu tempo de emissão.

Após acessar o sistema com seu nome de usuário e senha padrão, você terá que iniciar a emissão de um novo documento, porém você não terá que preencher as informações uma a uma manualmente se tiver o XML da NF-e.

Antes de importar o arquivo XML, você poderá observar que na aba ‘Local’, ‘Início da prestação’, ‘Término da prestação’, os campos da aba ‘Informação Carga’, além dos campos da aba ‘Remetente’ e ‘Destinatário’ estarão em branco. Ao realizar a importação do arquivo XML da NF-e, todos esses campos serão preenchidos de modo automático.

A importação pode ser realizada de duas maneiras:

– De forma manual;

– Ou através da Recepção Automática do XML da NF-e, onde o arquivo será enviado via e-mail, sendo direcionado automaticamente para o Portal de Emissão.

Para realizar a importação manual do XML da NF-e é necessário utilizar o ícone destacado na figura abaixo para buscar o arquivo em sua máquina.

Depois de clicar no ícone marcado na imagem acima, abrirá uma janela do sistema com um botão ‘Selecionar’, clique nesse botão.

Irá abrir uma janela do Windows onde você poderá buscar um único arquivo XML da NF-e ou um arquivo zipado, que pode conter várias notas. É importante lembrar que é possível anexar mais de uma NF-e ao CT-e desde que o Remetente e o Destinatário de todas as notas do arquivo zipado sejam os mesmos. Você deverá clicar uma única vez sobre o arquivo para selecioná-lo. Depois de selecionar o arquivo, clique no botão ‘abrir’ e depois no botão ‘processar’. Dessa forma simples e prática você importará as informações da NF-e para o sistema de emissão do CT-e!

Depois desse procedimento serão preenchidos:

Aba Local – campos ‘Início da prestação’ e ‘Término da prestação’.

Aba ‘Informação Carga’ – campos ‘Valor da Carga’ e ‘Produto Predominante’. Sub-aba Quantidades – campos Unidade Medida, Tipo Unidade Medida e Quantidade também já foram preenchidos. Caso essas informações não apareçam depois da importação do XML, significa que no XML não tinha essa informação. Nesse caso, você terá que informá-las manualmente.

Você terá que preencher as informações do seguro, pois essas informações não vêm no arquivo XML da NF-e.

Nas abas: Remetente e Destinatário os campos também serão preenchidos automaticamente, verifique se os clientes que foram importados estão salvos no cadastro. Se não estiverem você deverá clicar na opção para salvá-los e selecionar o segmento correto do cliente. É necessário verificar também se no Tomador do Serviço (quem contratou o transporte) há um endereço de e-mail digitado. Caso não tenha, digite.

O próximo passo é você verificar a aba Serviços. Nela você informará os valores que serão cobrados do Tomador do Serviço. Caso no XML da NF-e venha discriminado o valor do frete, ele também será importado pelo sistema. Caso contrário, você deverá preencher manualmente. Deverá informar ao lado, o cálculo do imposto referente à situação tributária da empresa.

Preencha as informações da aba ‘Rodoviário’ e se necessário deverá inserir os dados complementares na aba Informações Adicionais.

Dessa forma finalizamos as instruções para preenchimento dos campos com esse recurso de importação do XML da NF-e. Você terá a opção de salva o documento ou enviá-lo para autorização da SEFAZ.

Com esse recurso de importação do XML da NF-e, você emitirá o CT-e de forma mais rápida e segura, evitando erros de digitação.

Para facilitar o entendimento, assista à vídeo aula abaixo e em caso de dúvidas no momento da emissão, entre em contato com nossa Equipe de Suporte Técnico através dos canais de atendimento.

Ophos. Soluções versáteis para o seu negócio!